Manual do Usuário

Um guia prático para sua Segurança

Manual do Usuário

PENSAMENTO

“Segurança não se faz de forma pontual e nem com a obrigação técnica e isolada deste ou daquele gestor ou até mesmo pelo próprio policiamento público ou as empresas privadas de segurança.”

A SEGURANÇA SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

INFORMAÇÃO

A Monital utiliza equipamentos DSC® desde 1996, tendo como comprovação a satisfação de mais de 4000 clientes!

A partir de 2014 começamos a trabalhar com a marca nacional JFL Alarmes®, no qual possuem certificação INMETRO para todos os seus produtos. Uma outra grande vantagem dos equipamentos JFL® é que permitem o monitoramento via Internet e GPRS (chip de celular) e possuem APP (smartphone) para controle direto de seu painel de alarme.

Maiores informações sobre nosso fornecedor de Painéis de Alarme visite o site www.dsc.com ou www.jfl.com.br.

FALANDO PORTUGUÊS

Sabemos que tecnologia não veio para dificultar nossas vidas!

Portanto preparamos uma série de procedimentos que irão ajudar na utilização diária de seu sistema de alarme. E se você se esquecer de como funciona um recurso do sistema de alarme? Disponibilizamos 24 horas uma equipe especializada, pronta para atender pelo fone 45-3025-3939 ou através do atendimento pelo website (www.monital.com.br) ou via APP (app.vc/monital).

Proteção perimetral, tais como Cercas Elétricas, são ótimas formas de proteger antecipadamente invasões indesejadas. Você já possui?

Uma outra dica, são os sistemas de câmeras, pois o mesmo ajuda no Monitoramento, ao qual se tem acesso on-line às câmeras (smartphones ou pela central da Monital), provendo assim uma perfeita sincronia de todas as forças tecnológicas.

DICAS PARA SUA SEGURANÇA

  1. Corte os galhos inferiores de árvores perto da casa, principalmente para os locais que possuem CERCA ELÉTRICA, pois um dos maiores índices de acionamento de manutenção para cerca elétrica é para “podar galhos”.
  2. Mantenha a visão na frente de sua residência;
  3. Tranque todas as escadas móveis e ferramentas que você possua;
  4. Evite construções que facilitem o acesso ao 2º andar de sua residência;
  5. Todas as entradas devem ser bem iluminadas;
  6. O número de sua casa deve ser claramente visível;
  7. Todas as portas e janelas devem ser de boa qualidade;
  8. Os vidros devem ser laminados e resistente à quebra ou utilizar grades de metal;
  9. As portas de correr necessitam de fechaduras especiais;
  10. Não instalar dobradiças da porta para fora, onde eles podem ser facilmente retirados;
  11. Use grades de metal nas janelas vulneráveis.
  12. Avisar a central de monitoramento em períodos maiores que 48 horas fora do imóvel – Plano de Férias.
  13. Peça ao seu vizinho pegar os pacotes e correspondências externas em caso de viagens;
  14. Utilize “timers” para ligar luzes automaticamente;
  15. Esconder as latas de lixo na garagem ou porão;
  16. Verifique duas vezes todas as aberturas do local;
  17. Deixe suas coisas em posição normal, onde normalmente se encontram;
  18. Coloque o toque do seu telefone fixo baixo para que o invasor não tente ouvi-lo tocar;
  19. Pare a entrega de jornais e revistas em caso de viagens;
  20. Nunca carregue etiquetas de identificação em suas chaves;
  21. Não esconda as chaves fora de casa;
  22. Não ponha objetos de valor em local visível;
  23. Não deixar um estranho usarem o telefone residencial;
  24. Esteja ciente dos números errados ou pesquisas por telefone no qual pode ser utilizado por assaltantes para "analisar” sua casa;
  25. O Sistema de Segurança Monital, em alguns casos, lhe dá direito a um desconto no seguro patrimonial de sua residência, verifique com sua corretora e ou agência bancária;
  26. Marque os números de emergência em locais visíveis, por exemplo, na geladeira;
  27. Em caso de sua casa ou comercio parecer ter sido invadido, não entre no local! Por favor, chame a polícia e informe a Monital.

PARECER TÉCNICO DE SEU SISTEMAS DE SEGURANÇA.

O mercado consumidor de itens de Segurança, que tem como cliente o usuário final, arquitetos, engenheiros, empresas construtoras dentre outros profissionais da Construção Civil, ao qual não possuem informações suficientes sobre técnicas de segurança patrimonial e de prevenção de crimes.

É preciso discutir este ponto com o Cliente e informa-lo que a questão de segurança durante o projeto de uma edificação, às vezes pode ser mais importante do que a aquisição de equipamentos eletrônicos e que mesmo com a instalação destes equipamentos, o local, por questão física, pode oferecer certo grau de vulnerabilidade.

Portanto é bom estar ciente dos riscos de invasão que o local possui e até mesmo tentar sanar com equipamentos eletrônicos ou edificações mais seguras.

Portanto é muito importante saber o “Grau de Vulnerabilidade” que o imóvel possui antes e depois da instalação de um Sistema de Segurança Físico-Eletrônico.

Qualquer empreendimento seja ele industrial comercial ou residencial, pode ter toda a segurança física, ou seja, muros altos, guarita blindada, eclusas, entre outros itens. Este local pode ser surpreendido por um “criminoso” capaz de vencer as barreiras da segurança física e eletrônica. Nesta hora fica a questão, não era segura?

É muito importante saber que não é a Segurança Física nem a Eletrônica que vai dar cabo dessa questão sozinha. O papel de um Sistema de Segurança é retardar a ação criminosa, dificultando e prevenindo maiores perdas.

SISTEMAS DE CFTV - CÂMERAS (IMAGENS)

Os sistemas de Câmeras, mais conhecidos por CFTV (circuito fechado de TV) e pode ter diversas plataformas de funcionamento. Verifique com a Monital detalhes funcionais do sistema, caso o tenha.

A Monital possui um contrato específico para sistemas de monitoramento e gravação de imagens.

Lembramos que estes sistemas possuem como princípio básico, a gravação no próprio local, ou seja, o usuário/cliente deve obter informações suficientes para manuseio do equipamento e saber verificar a integridade e funcionamento do mesmo.

O Cliente que instalar um sistema de CFTV (câmeras) e que venha a ser monitoramento pela Monital, o mesmo já previamente autoriza o acesso remoto às imagens para fins de verificação em caso de urgências detectadas no local. As gravações destas imagens também já são previamente autorizadas.

PROCEDIMENTOS DE NOSSO ATENDIMENTO OPERACIONAL

Procedimentos adotado nas diversas situações do Sistema de Alarme.

  1. Botão de PÂNICO/Tecla A/Emergência - Atendimento
    1. Liga-se imediatamente no local solicitando à “senha verbal”.  Caso não seja confirmada a senha ou até mesmo não atendida a ligação, o Fiscal de Alarme será acionado e o procedimento de emergência executado.
    2. Lembramos que a Tecla (F) ou sistema de incêndio, vinculamos ao sistema de emergência, porem com o disparo da sirene.

 

  1. Botão de Pânico com o Sistema Armado:
    1. Comercial: Aciona-se a viatura para verificar o local, se o fiscal constatar que não há ninguém, será gerado uma Ordem de Serviço (OS) para verificação de possível problema técnico.
    2. Residencial: Efetuaremos uma ligação no local para verificação de “senha verbal”. Caso não tenhamos contato, enviaremos o Fiscal de Alarme para verificação.

 

  1. Desarme com senha de PÂNICO/EMERGÊNCIA:
    1. Enviaremos imediatamente o “Fiscal de Alarme” para averiguação do local. O Operador tentará contato através dos celulares de emergência, para fins de verificação do protocolo. Uma vez definida a situação, caso seja real, iremos acionar a Segurança Pública e o protocolo de emergência. Lembramos que em caso de acionamento sem pré-aviso será cobrado uma multa no valor de 50% do valor da mensalidade do sistema de alarme.

 

  1. Desarme fora da “Janela” do horário programado:
    1. Liga-se no local, solicitando a “senha verbal”, e negocia-se quanto tempo irá permanecer no local. Em caso de não atendimento da ligação, o Operador poderá armar o alarme remotamente (caso o sistema permita), mesmo que isto cause disparos no local, pois é de responsabilidade do usuário que entrar fora do horário no local, informar ao monitoramento previamente.

 

  1. Emergência detectada pelo Usuário no local:
    1. Caso o cliente seja rendido ou forçado a entrar no local protegido pelo sistema de alarme, antes de digitar a senha cotidiana, ele deve lembrar que pode usar a senha de pânico/emergência informada na entrega do sistema de alarme.

 

  1. Sistema não armado no horário previsto:
    1. Entra-se em contato com o local, solicitando a “senha verbal” e confirmando que horas o alarme será armado. Em caso de falha no contato do local, é realizado o arme do alarme pela central. Caso não seja possível, liga-se para os usuários cadastrados e informado a situação. Lembramos que todo sistema de alarme monitorado possuem a função de “Auto Arme”, ou seja, pode-se deixar pré-programado um horário que o sistema se arme caso tenham esquecido o mesmo desarmado.

 

  1. Disparos de ALARME:
    1. Disparo de Alarme sem a presença do usuário no Local:
      1. Aciona-se o Fiscal de Alarme para verificar o local. Após a vistoria, é solicitada a presença do cliente para realizar a vistoria interna, caso seja necessário.
    2. Disparo de Alarme seguido de Desarme:
      1. Liga-se no local solicitando a “contrassenha”. Se não for confirmado, envia-se o Fiscal de Alarme para verificação no local. Caso o cliente esteja em uma situação duvidosa ou de emergência, deve-se usar a senha de pânico/emergência antes do desarme do alarme.
    3. Disparo de alarme em setor 24 horas (podendo estar desarmado – Cercas Elétricas e Feixes)
      1. Liga-se no local solicitando a “contrassenha”. Se não for confirmada a senha, ou ninguém atenda ao telefone envia-se Fiscal de Alarme para verificação.

“Lembramos que em caso de não saber o motivo do disparo do alarme, não se deve desarmar o mesmo, deixando assim a sirene disparada até verificação real do motivo. Caso você venha a desarmar, sem mesmo saber o motivo, aconselhamos o uso da senha de emergência, pois a mesma irá forçar uma comunicação do monitoramento com o usuário”.

Aconselhamos que seja testada a senha mensalmente, para que não seja esquecida. Uma vez decidido em realizar o teste, informe à Monital previamente.

FALHAS TÉCNICAS DO SISTEMA DE ALARME

  1. Perca de AC (Energia):

A detecção da ausência de luz (energia) no local se faz entre 15 a 30 minutos (dependendo da programação). Em caso da não normalização, ligaremos no local para verificar o que ocorreu. Se o contato não for possível, informaremos através dos contatos de emergência do cadastro. Caso isto ocorra durante a noite, enviaremos o Fiscal para realizar uma vistoria externa do imóvel.

  1. Bateria Baixa:

Bateria baixa quer dizer que a bateria do alarme não está funcionado ou está com um nível baixo. Neste caso, o local fica sem proteção contra eventual falta de energia elétrica, se o problema não for resolvido seu sistema de alarme não irá operar de maneira correta, portanto a Monital entra em contato com o cliente agendando a manutenção e informando valores da bateria, pois é um item que se desgasta com o passar do tempo (tempo aproximado de 1 aos 3 anos).

  1. Falha da Sirene:

Pode significar que o fio da sirene foi cortado numa possível tentativa de invasão. Caso o alarme esteja desarmado, entra-se em contato com o local, solicitando a senha verbal e verificando se está tudo bem no local. Em caso de falha no contato do local, envia-se fiscal no local.

Se for detectado que a falha da sirene se trata de um problema técnico é gerado uma ordem de serviço de manutenção.

  1. Falha da Linha de Comunicação (Telefônica)

Ocorre quando a central está sem contato com a linha telefônica do local. Ocorre por diversos motivos, problemas de cortes intencionais, portabilidade, instalação física dos cabos internos (oxidação), dentre outros possíveis problemas, a central do alarme não consegue se comunicar com o monitoramento, não enviando a comunicação com o monitoramento. Se for um comércio, tenta-se conectar o alarme do local como uma última tentativa, sendo que caso não haja sucesso, envia-se a viatura até o local. Se verificarmos que foi uma situação de risco (possível invasão), aciona-se o plano de segurança do local.

Em residências, não iremos tentar conectar o alarme do local (caso a comunicação seja através de linha telefônica – pois assim teríamos que “acordar” os moradores e isto nem sempre é aceito por parte do cliente. Caso não haja sucesso de sanar este problema técnico, entra-se em contato em horário comercial para verificação da situação. Em casos de problemas com a operadora é orientado que o cliente solicite manutenção para normalização.

Se for um problema técnico do alarme é aberto uma ordem de serviço para verificação.

Solicite maiores informações sobre a matriz de comunicação de seu sistema de alarme. Atualmente já existem possibilidades de comunicação alternativa através de RÁDIO, GPRS e ETHERNET.

  1. Programação de Viagem

A Monital adota algumas regras para oferecer maior segurança ao local quando o usuário se ausenta da residência ou comercio por um período maior que 48 horas. O usuário deve informar dados pelo Website ou APP. No sistema será pedido; data de início e fim do período; se alguém terá acesso ao local durante o período de viagem e de preferência deixar uma chave de acesso ao local com parentes ou até mesmo com a Monital.

Em locais que não controlam o Arme/Desarme habilitamos até o retorno da viagem e o Auto Arme do local.

  1. Teste Periódico

Este evento é usado para sabermos se o sistema de alarme está se comunicando com a central de monitoramento, evento que é salvo automaticamente pelo nosso sistema, e caso não recebermos o teste periódico (período máximo de 24 horas), realiza-se o mesmo procedimento de Falha na Linha de Comunicação

  1. Disparo de DOIS ou mais setores diferentes de alarme

Neste caso, nosso processo padrão é contatar o usuário independentemente da hora e local que esteja pois consideramos que existe uma probabilidade de 99% de chances de terem “entrado” no local.

Portanto iremos precisar da cooperação do usuário para que compareça no local onde o alarme ocorreu. Caso não seja possível o contato com todos os telefones do cadastro, não teremos muito o que fazer, principalmente se o local não tiver visão e/ou acesso às áreas internas do imóvel.

 

IMPORTANTE

O SISTEMA DE SETORIZAÇÃO - ZONAS

A Monital projeta sistemas de alarme com diversas “ZONAS” ou “SETORES” no qual serve para melhor identificação de uma “INVASÃO” pois provoca disparos em um ou mais setores. Para o usuário isto também é muito importante, principalmente em RESIDÊNCIAS, saber de cor os setores, pois isto facilita a utilização. Alguns equipamentos (JFL) já possuem a descrição do setor mostrado no teclado LCD.

Veja exemplo abaixo, onde mostramos uma ideia da separação de setores.

O SISTEMA – SIMPLICIDADE E PRATICIDADE

Equipamentos DSC®

Procedência: Canadá

COMO ARMAR O SISTEMA DE ALARME?

Armando o Alarme - Teclado modelo PC-1555

Para SAIR do local:

Para FICAR no local (Residencial):

Armando o Alarme - Teclado modelo LCD-5511

Para SAIR do local:

Para FICAR no local [residencial]:

Armando o Alarme - Teclado modelo LCD-5500

Para SAIR do local:

Para FICAR no local [residências]

Solicite informações sobre opção de utilização de controles remotos para ARME e DEESARME.

 

 

 

 

DESARMANDO O SISTEMA

TODOS OS TECLADOS

Em todos os casos de DESARME, você precisará digitar o seu código de 4 números válidos. Em casos de não ser aceito ou até mesmo você errar a digitação, aperte a tecla [#] (jogo da velha, tralha ou hashtag) para limpar e digite o seu código novamente.

Equipamentos JFL®

Procedência: Brasil

Referência Rápida para Usuários DUO

 

  1. ARMAR E DESARMAR A CENTRAL PELO TECLADO

Se o sistema não estiver particionado ou se o usuário tiver permissão em apenas uma partição, digitar a senha. O teclado informa o usuário que armou/desarmou o sistema e exibe o status atual dela. Para armar STAY, ou seja, apenas a área periférica, para permanecer dentro do recinto sem que haja disparo, pressione a tecla STAY antes da senha.

Para armar AWAY, ou seja, com zonas abertas, pressione a tecla AWAY antes da senha. Quando armar AWAY, as zonas abertas são automaticamente inibidas e voltarão ao normal assim que forem fechadas. Caso o sistema estiver particionado e o usuário tiver permissão em mais de uma partição, ao digitar a senha aparecerá um menu com as partições.

O Controle Remoto também pode ser optado para Armar e Desarmar o seu sistema.

 

  1. ALTERAR A SENHA DO USUÁRIO

Para alterar a senha, segure a tecla ESC por 3 segundos e digite a senha. A central informa o seu nome e pede por uma nova senha. Então digite e confirme a nova senha.

 

  1. ADIAR O AUTO ARME POR UMA HORA

Quando o auto arme estiver habilitado, o teclado emite bips longos nos 5 minutos que antecedem o auto arme. Esse bip fica mais rápido quando a central de alarme está a 30 segundos de armar. Para adiar o auto arme, durante os bips que antecedem o arme automático, pressione a tecla BYP e digite a SENHA.

 

  1. DESARME DE EMERGÊNCIA / SITUAÇÃO DESCONHECIDA

Pressionar o dígito de coação programado previamente e digitar a senha. Será realizado contato com o local através do telefone e em casos de ausência deste contato, será acionado a VTR ao local para fins de verificação. Em caso de recebermos o “Armado”, este protocolo automaticamente será cancelado e a situação será considerada normalizada.

 

  1. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO FORÇADA PELO USUÁRIO

Pressionar as teclas 1 e 3 simultaneamente para gerar evento de PÂNICO.

Pressionar as teclas 4 e 6 simultaneamente para gerar evento de COMUNICAÇÃO.

Pressionar as teclas 7 e 9 simultaneamente para gerar evento de SIRENE.

 

  1. VISUALIZAÇÃO DAS ZONAS ABERTAS (segurar a tecla # por 3 segundos)

Esta função permite visualizar o estado de 16 zonas ao mesmo tempo. Para acessar este modo, sem estar no modo de programação, pressione a tecla # por 3 segundos, o teclado emite 2 bips e exibe os setores abertos.

 

  1. PROBLEMAS

Pressione a tecla PROB para visualizar os problemas do sistema.

 

  1. INIBIR ZONAS (BYPASS)

Esta função permite ao usuário inibir uma ou mais zonas durante um arme. Para inibir zonas, pressione a tecla BYP e digite a senha. São exibidas somente as zonas que estão habilitadas.

 

Use as teclas PROB e MEM para navegar pelo menu. Use a tecla BYP para inibir/cancelar inibição da respectiva zona. Pressione a tecla ENTER para confirmar.

 

AVISO

Lembramos que o Equipamento JFL DUO possui APP de controle do Sistema, totalmente integrado ao seu Sistema. Peça que seja abaixado e configurado em seu Smartphone.

 

DÚVIDAS FREQUENTES - FAQ

  1. Como excluir um ou mais setores?

Para efetuar a exclusão de algum setor [normalmente em casos de problemas técnicos], utilize o seguinte comando abaixo:

*1 [pode ser necessário usar o código de 4 dígitos] [setor a excluir] #

Exemplo: necessito excluir o setor 05; digite [*1 05 #] ou [*1 “senha” 05 #]

Em casos de mais de um setor; 05 e 15; digite [*1 05 15 #] ou [*1 “senha”05 15 #].

  1. Como melhorar a segurança do local com o Alarme desarmado?

Existe uma função muito importante principalmente para o uso residencial. Ela se chama CHIME ou AVISADOR DE PORTA. Serve para avisar através de um BIP no teclado(s) quando um Setor de Alarme for violado. Esta função somente funciona com o Sistema DESARMADO. Aperte *4 para ativar [três bips curtos] e *4 para desativar [um bip longo].

É muito conveniente para uso residencial, pois você pode monitorar as entradas quando o seu sistema de alarme estiver desarmado.

  1. Como disparar minha sirene a qualquer hora?

Existe uma função muito importante principalmente para o uso residencial. Ela se chama BOTÃO DE EMERGÊNCIA (TECLA F) ou até mesmo o BOTÃO DE INCÊNDIO. Uma vez pressionado, o sistema irá disparar a SIRENE até que seja digitada a senha (4 dígitos).

Aconselhamos apenas para testes de Sirene (avisar antes) e também para casos de estar em posição segura e queira disparar caso tenha “escutado” algo estranho.

 

Lembramos que neste caso, o procedimento será de LIGAR para o local primeiro, para fiz de verificação do Protocolo de Segurança.

 

  1. Possuo uma Cerca Elétrica, quem faz a manutenção da vegetação?
    1. Todo e qualquer equipamento instalado no local, seja ele, Cerca Elétrica, Câmeras, Sensores dentre outros tipos, o uso é de responsabilidade do cliente (usuário).
    2. Portanto, a poda da vegetação é de inteira responsabilidade do cliente (usuário).

Veja fotos abaixo, situações como esta, demanda DISPAROS FALSOS a qualquer hora do dia e da noite, principalmente em dias de chuva.

Você não irá querer acordar as duas da matina, num temporal e ficar inseguro por apenas ter esquecido de podar...

ATENDIMENTO DE MANUTENÇÃO EM SEU SISTEMA DE SEGURANÇA

Monital possui quatro classes de Problemas Técnicos.

Lembramos que os pedidos de manutenção devem ser realizados pelo Website ou APP através da área do usuário*

CANAL ABERTO COM A MONITAL – EMAILS DE CONTATO

 

E ainda mais, pois disponibilizamos um WhatsApp diretamente com o Setor Operacional, no qual é claro, precisa de uma identificação prévia do ID (conta do cliente) e o nome do responsável.

Central de Monitoramento 24h

Nosso Número é (45) 98822-9734

QUAL A FORMA DE CONTATO DA MONITAL COM O CLIENTE EM CASOS DE ALARME E SITUAÇÕES DE RISCO.

Existindo a necessidade do contato telefônico com o cliente, será seguido a sequência abaixo de ligação. Os motivos podem ser diversos, por exemplo alarme falso, problema técnico, controle de acesso dentre outros.

Toda ligação deste formato, o Operador não irá falar nada nos primeiros 3 a 5 segundos da ligação, esperando com que o próprio usuário, já ter a oportunidade de casos de FALSOS ALARMES, já se identificar perguntando “É DA MONITAL?” que em sequência iriamos pedir a SENHA VERBAL e subsequente uma comunicação normal fluiria. Caso o Usuário não fale nada também e/ou qualquer outra situação de dúvidas deste canal, iremos em sequência já perguntar a SENHA VERBAL.